Alunos e alunas, por gentileza, enviar a atividade proposta para esse e-mail:
Na identificação do e-mail, colocar seu nome completo e a série a que pertence.
Bons estudos!
Habilidade:
Analisar em diferentes produções culturais elementos das paisagens das regiões brasileiras, em especial a região sudeste.
O que é para ser feito.
Pessoal, após fazer a leitura da Contextualização, vocês deverão fazer as atividades propostas.
As respostas devem ser enviadas no e-mail 1972marceloalmeida@gmail.com
Contextualização
Região Sudeste
A Região Sudeste do Brasil, corresponde a 10,85% do território nacional. É a região mais populosa e economicamente mais desenvolvida do país, com grande concentração industrial, financeira e comercial.
O relevo da Região Sudeste apresenta contrastes entre as superfícies elevada, que variam de 500 a 1200m, destacando-se as serras do Mar, da Mantiqueira, do Espinhaço e a Serra Geral e as amplas baixadas litorâneas do Espírito Santo e Rio de Janeiro.
O clima predominante no litoral é o tropical atlântico e nos planaltos o clima é o tropical de altitude, com temperaturas apresentando grandes variações.
A vegetação de Mata Atlântica e cerrado, foi devastada, ao longo do tempo, pela urbanização, com a extração da madeira, com o desenvolvimento das culturas de laranja, cana-de-açúcar e soja.
Estados da Região Sudeste
Os Estados do Sudeste do Brasil são quatro:
Minas Gerais (capital Belo Horizonte)
São Paulo (capital São Paulo)
Rio de Janeiro (capital Rio de Janeiro)
Espirito Santo (capital Vitória)
História e Economia da Região Sudeste
Com o declínio da cana de açúcar no nordeste e com a descoberta de ouro e pedras preciosas na região de Minas Gerais, no fim do século XVII, na década de 1690, ocorreu uma intensa migração para a Região Sudeste.
Ciclo da Mineração
Os colonizadores que antes se concentravam no litoral, partiram para o interior, formando núcleos urbanos, que se desenvolveram em torno das áreas da mineração, que depois se transformaram em cidades, entre ela destacam-se Ouro Preto, São João del Rei, Mariana e Sabará, todas em Minas Gerais.
A capital Salvador, foi transferida para o Rio de janeiro, por se encontrar próxima da mineração.
Por volta de 1760, com a decadência do “ciclo do ouro”, em virtude dos elevados impostos pagos ao colonizador, da falta de técnicas para minas profundas e com o esgotamento das jazidas minerais, a população migrou para os atuais estados de São Paulo e Rio de Janeiro.
Ciclo do Café
Buscando outras atividades lucrativas e com solo propício, a cafeicultura foi a solução do problema, seu desenvolvimento foi rápido. O sucesso do café, na Região Sudeste, foi tanto, que tornou-se necessário buscar mão de obra no exterior principalmente na Itália.
Ferrovias e rodovias foram construídas para escoar os produtos das fazendas de café e de outras agriculturas. Muitas cidades surgiram ao redor dessa região.
A crise na economia mundial em 1920, reduziu a exportação do café para os Estados Unidos e para Europa.
Com a segunda guerra mundial, veio a falta de produtos e a necessidade de fabricá-los.
Industrialização
Com grande número de mão de obra e dinheiro em caixa, lucro da cafeicultura, a Região Sudeste tornou-se logo a área mais industrializada e de maior concentração de população do país.
A construção da Rodovia Anchieta e a existência da Estrada de Ferro Santos- Jundiaí, que já em 1938, ligava São Paulo ao Porto de Santos, agilizou as importações e exportações.
O Porto de Santos é hoje o maior do país.
Ao longo dessas vias surgiu o chamado o ABCD paulista, formado pelas cidades de Santo André, São Bernardo, São Caetano e Diadema, integrando à região metropolitana.
As indústrias instaladas nas três maiores cidades do país, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, são bastante diversificadas, como vários outas cidades da Região Sudeste, fabricam alimentos, aviões, equipamentos elétrico, eletrônicos, navios, automóveis, etc.
ATIVIDADES PROPOSTAS
Questão 1) Identifique a região Sudeste no mapa do Brasil.
Questão 2) Quais os estados que compõem a região Sudeste do Brasil?
Questão 3) O Sudeste brasileiro é a região mais urbanizada e possui a maior concentração industrial do país. Explique os fatores que proporcionaram esse desenvolvimento industrial nos estados do Sudeste.
Questão 4) Quais as principais atividades econômicas desenvolvidas no Sudeste brasileiro?
Questão 5) Caracterize o clima, vegetação e relevo dos estados do Sudeste.
O professor eu também não entendi a questão 4
Eu Maria Clara não entendi a questão do número 4