top of page

Geografia - Prof. Marcelo de Almeida

Alunos e alunas, por gentileza, enviar a atividade proposta para esse e-mail: 1972marceloalmeida@gmail.com


Na identificação do e-mail, colocar seu nome completo, seu número e a série a que pertence.


Bons estudos!


Habilidade: Analisar características de países e grupos de países europeus, asiáticos e da Oceania em seus aspectos populacionais, políticos, ambientais, urbanos e econômicos, e discutir suas desigualdades sociais e econômicas e apropriação e pressões sobre seus ambientes físico-naturais.


O que é para ser feito.

Após fazer a leitura da Contextualização a seguir e assistir ao vídeo de apoio pedagógico, vocês deverão fazer um resumo sobre o continente Europa, destacando a população dos principais países (escolher 5 países e escrever sobre eles), os aspectos econômicos, os aspectos culturais, os aspectos sociais e os aspectos naturais. Essa pesquisa pode ser feita na internet (lembrem-se de utilizar sites confiáveis, como Toda Matéria, Infoescola, Mundo Educação, Brasil Escola).


Contextualização


Europa

Introdução

A Europa é um dos continentes da Terra. Ela é formada por dezenas de países e abriga uma grande diversidade geográfica, ambiental e cultural.


Solo e clima 

A Europa praticamente não possui nenhum deserto, e uma vasta área de suas terras é própria para cultivo. Mais da metade do seu território consiste em extensas planícies. Em algumas áreas do norte, as geleiras deram origem a uma paisagem rochosa. O sul é banhado pelo mar Mediterrâneo.

As montanhas mais altas estão localizadas no sul. As escarpas dos Alpes dominam o centro-sul do continente; os Pireneus formam uma barreira alta entre a Espanha e a França. O limite leste da Europa é formado pelos montes Urais — cadeia montanhosa de baixa altitude que se estende pela Rússia, de norte a sul. (A Rússia ocidental faz parte da Europa e a Rússia oriental se estende pelo norte da Ásia.) A Europa tem muitos rios, mas poucos lagos grandes. Entre os principais rios destacam-se o Reno, o Sena e o Ródano (no oeste), o Douro e o Tejo (no sudoeste), o Pó (no sul), e o Danúbio, o Elba, o Oder, o Vístula, o Volga e o Don (no centro e no leste). A maior parte da Europa Ocidental tem clima temperado e úmido, enquanto na Europa oriental os invernos são frios e os verões são quentes, especialmente no sudeste. O inverno pode ser longo e muito frio no extremo norte europeu. Os países próximos ao Mediterrâneo têm verões quentes e secos e invernos amenos.


Flora e fauna 

Florestas perenes de pinheiros, abetos e lariços cobrem trechos do norte e do nordeste. No sudeste há áreas de pastagens para animais. Na região mediterrânea, encontram-se árvores que não precisam de muita água, como as oliveiras (cujo fruto é a azeitona) e os ciprestes. A Europa já foi uma vasta floresta, que hoje está praticamente extinta. Ao longo dos séculos, as árvores foram sendo derrubadas para dar lugar à agricultura e a outras atividades humanas.

Antigamente havia muitos animais grandes na Europa, inclusive leões, mas eles desapareceram devido à interferência humana. O lobo e o castor sobreviveram apenas em poucas áreas remotas. A quantidade de bisões também diminuiu bastante ao longo do tempo. A rena habita o norte da Europa.


Povos 

A maioria dos europeus atuais descende de antigos povos do próprio continente, embora alguns tenham raízes africanas ou asiáticas. A grande maioria da população fala algum idioma latino (como português, espanhol, italiano, francês e romeno), germânico (alemão, inglês e línguas escandinavas) ou eslavo (russo, polonês, tcheco etc.).

As religiões cristãs predominam em quase toda a Europa. A maioria dos portugueses, espanhóis, italianos, franceses, irlandeses, austríacos, húngaros, poloneses e belgas é católica. O protestantismo predomina na Escandinávia, no Reino Unido e nos Países Baixos. A Alemanha é metade católica e metade protestante. Os cristãos ortodoxos predominam na Grécia, na Rússia e em outros países do leste e do sul. judeus em toda a Europa, embora seu número tenha diminuído muito durante a Segunda Guerra Mundial, devido à perseguição feita pela Alemanha nazista. Presentes em muitos países europeus, os muçulmanos formam a maioria da população na Albânia, na Bósnia e Herzegovina e na Turquia. A Europa é líder mundial nas áreas da educação e da saúde. Em geral, os governos europeus dão assistência médica gratuita a todos os cidadãos e, em média, os europeus têm mais longevidade que os povos de vários outros continentes.


Economia 

A economia de muitas nações europeias baseia-se sobretudo nos serviços, como comércio, turismo, finanças, seguros e navegação mercante. A produção de bens também é muito importante, sendo a Europa uma das regiões mais industrializadas do mundo. As fábricas produzem máquinas, produtos químicos e de metal, tecidos, medicamentos e uma grande variedade de outros artigos.

A Europa ocidental tem as indústrias mais altamente desenvolvidas. O sul da Europa é a região menos industrializada do continente. Entre os minérios extraídos estão ferro, cobre, zinco, carvão, chumbo, alumínio, mercúrio, titânio, potassa e enxofre. Na maior parte da Europa a agricultura tem menos peso econômico que os serviços e a indústria. As fazendas, porém, são muito produtivas. O continente é um grande produtor de cereais, de raízes, de óleos comestíveis, de fibras, de frutas e de gado. Além disso, exporta a maior parte do centeio, mais da metade da aveia e mais de um terço das batatas e do trigo consumidos no mundo.


Assistam o vídeo como apoio pedagógico



179 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page