Histórias em Movimento - Imigração no Brasil
- Ricardo Brasileiro Bernardo brasileiro bernardo
- 5 de mai. de 2020
- 4 min de leitura
Atividade 2 – Geografia
Turma: 8° ano A
Data: 05/05/2020
Professor: Ricardo Brasileiro
Antes um RecadoOlá queridos alunos
Iniciando nossa primeira atividade com base nas aulas do Centro de Mídia SP (CMSP). Na semana passada tivemos aulas de história por lá e com base nesse roteiro segue a atividade que vocês devem realizar até o dia 11/05. Sabemos que nada substitui a aula presencial e o contato direto no processo de aprendizagem. Mas diante dos acontecimentos da pandemia essa foi a melhor maneira que todos encontramos para manter nossos estudos e não perder o ano letivo (já pensou ter aulas em janeiro? rsrsrs). Bora lá para as orientações.
Conceito:
Imigração e emigração são palavras que descrevem o fluxo de indivíduos em um país. A imigração é o movimento de entrada de estrangeiros em um país de forma temporária ou permanente e a emigração é a saída de indivíduos do país.
A relação entre a imigração e a emigração resulta no “saldo migratório”, utilizado para ajudar na caracterização da população de um determinado território (país, continente, etc.). Se a imigração for maior que a emigração diz-se que o saldo migratório foi positivo (pois saíram menos indivíduos do país do que entraram), se ocorrer o contrário, o saldo migratório foi negativo. Ou ainda, o saldo migratório pode ser nulo, quando ambos os movimentos populacionais se igualam.

Os fenômenos de emigração e imigração estão sempre relacionados com as condições sociais dos locais nos quais se inserem a apresentam especificidades de acordo com estas condições. O emigrante é geralmente levado a deixar seu país por falta de condições que o permitam ascender socialmente e acaba se tornando o imigrante de algum outro país no qual ele deposita suas esperanças de melhoria de vida.
Mas existem outras motivações que podem levar um cidadão a se tornar emigrante, em seu país, e imigrante, no país de destino. Como os refugiados que abandonam seus países devido a conflitos civis, ou por causa de perseguições raciais/religiosas, ou ainda por causa de desastres naturais/ambientais.

De qualquer forma o imigrante enfrentará quase sempre as mesmas dificuldades de se estabelecer em um país de costumes diferentes dos seus e de língua desconhecida enfrentando, muitas vezes, a xenofobia, as restrições impostas aos estrangeiros pelas legislações, o trabalho escravo ou quando muito o subemprego.
Por outro lado, a mobilidade dos indivíduos sempre foi um fator importante e presente na história da civilização. Desde os tempos primitivos em que o nomadismo era prática comum até os tempos atuais em que a globalização tornou mais fácil (ou pelo menos, mais comum) os movimentos migratórios.

Os italianos deixaram seu país por motivos econômicos e socioculturais. O grande fluxo migratório italiano começou após a unificação da Itália, em 1870. A grande massa de italianos trabalhou em fazendas de café. A dificuldade de acumular capital fez com que imigrantes italianos partissem das fazendas para o centro da cidade. São Paulo chegou a ser conhecida como “cidade italiana”, pois esses imigrantes se ocuparam especialmente na indústria e nas atividades de serviços urbanos. Em 1901, italianos chegaram a representar 90% dos 50.00 trabalhadores nas fábricas paulistas.
Dicas e Sugestões: https://www.Trabalho de Pesquisa: Histórias em Movimento - Imigração no Brasil
Unidade Temática: O sujeito e seu lugar no mundo
Objeto de Conhecimento: Diversidade e dinâmica da população mundial e local;
Objetivo: (EF08GE02) Descrever e comparar as correntes e fluxos migratórios contemporâneos da população mundial e analisar fatos, situações e influências dos migrantes, em diferentes regiões do mundo, em especial no Brasil.
Roteiro de Pesquisa (tópicos da pesquisa):
Realize uma pesquisa sobre a imigração no Brasil.
Primeiro passo: Primeiro busque dados oficiais do número de imigrantes atualmente no Brasil (considere os últimos 5 anos)
Segundo passo: Busque na internet histórias de superação e de exemplos bem sucedidos de imigrantes. Tente buscar histórias inspiradoras e que valorizem os direitos humanos e dignidade que esses imigrantes conquistaram ao virem para o Brasil;
Buscando a Excelência:
- Faça uma pesquisa bem pontual e resumida tentando focar nas questões do roteiro;
- Não pesquisa sem ler com atenção o conteúdo dos sites e plataformas;
- Procure mais de uma fonte;
- Treine a interpretação dos textos que estiver pesquisando. Uma dica é você ler e tentar explicar pra si mesmo o conteúdo para ver se entendeu os argumentos dos textos;
- Ainda que você esteja buscando textos e informações de outros autores (pesquisadores, professores, etc...), tente fazer uma diagramação sua da pesquisa elaborando um texto coerente que seja seu;
Orientações de como fazer e entregar as atividades:
- De que forma você pode fazer sua atividade? Pode escrever e diagramar num arquivo de PDF e salvar no seu computador ou notebook. Pode fazer em folhas de caderno e tirar fotos, mas cuidado para que fiquem nítidas as imagens e legíveis.
- Depois de realizado o trabalho você vai “subir” o arquivo para fazer o upload na plataforma wix, o blog da escola. Segue o link: http://wix.to/mcCXCo8
Ou você entra em “Envio de Tarefas”, “9° Ano A”, “HIST. – Prof. Ricardo” – “Atividade 2...”
Atenção. Siga exatamente o cabeçalho abaixo (se precisar copie e cole):
Atividade 2
Data: 05/05/2020
Turma: 8° ano A
Nome: Nome completo do Aluno
Número: N° da chamada:
Mantenham os cuidados e o isolamento social nesse momento. Em breve tudo isso irá passar. Boa pesquisa.







1 comentário