SEMANA 07 DE HISTÓRIA
Professor Ricardo Brasileiro
Série: 7° A
Objeto de Estudo (tema): Humanismos: uma nova visão de ser humano e de mundo Renascimentos – Idade Moderna e MMR;
Objetivo: Elaborar uma Charge ou um Meme sobre um dos temas relacionados à Idade Moderna
Prazo: Façam esse trabalho e enviar nesses 15 dias (entre os dias 23 de março até 04 de abril)
O QUE VOCÊ DEVE FAZER? ORIENTAÇÕES
Observe todos os temas a baixos relacionados à Idade Moderna. Relembrar das aulas e estude as anotações do seu caderno. Feito isso, desenhe uma charge (numa sulfite) ou confeccione um meme no computador sobre um ou mais desses temas (lembre que é algo bem humorado e crítico sobre o período da Idade Moderna). Lembram dos trabalhos das cartolinas? É a mesma coisa só que individual na sua casa.
Pode repetir as ideias dos desenhos. Não tem problema.
Acabou de fazer o desenho ou meme? Legal, daí você enviará para o professor em arquivo de imagem (no caso do desenho você pode enviar uma foto bem bacana). E no caso do meme você pode enviar o arquivo.
ATENÇÃO PARA AS ORIENTAÇÕES QUERIDOS ALUNOS:
1– Não faça esse trabalho em grupo para respeitar a prevenção da contaminação do Coronavírus. Você deve fazer esse trabalho em casa sozinho (individual). Ainda que você tenha dificuldade de desenhar não se preocupe. Faça do seu jeito e com seu capricho e criatividade que dará certo. Foque nos temas listados abaixo (Temas da Idade Moderna).
2- Será enviado ao professor pelo WHATSAPP, E-MAIL ou CHAT DO FACEBOOK. Quando for enviar é só você escrever o texto abaixo:
“Olá, aqui é o aluno (coloque seu nome e número da chamada).
Segue meu trabalho de história da semana 07”
3 – CONTATOS:
Whatsapp 016-98809–7296
E-mail: brasa76@gmail.com
Facebook – Ricardo Brasileiro Bernardo
Não esqueça de se identificar
Não envie mensagens e arquivos fora dos estudos
Temas da Idade Moderna para vpcê criar seu desenho Charge ou Meme:
Humanismo (antropocentrismo - a razão humana explicando o mundo, surgimento da ciência moderna);
Durante o Renascimento cultural, artístico e científico que ocorreu na Itália, no século XIV, o Humanismo ganhou destaque entre os pensadores renascentistas, principalmente por se caracterizar como um movimento intelectual que voltou seus interesses para as obras filosóficas, literárias e científicas da Antiguidade Clássica (Grécia e Roma).
O interesse pela Antiguidade Clássica não revelou uma vontade de retornar ao passado (vontade nostálgica). Os homens medievais tinham a consciência de que viviam e tinham outros valores sociais e culturais, ou seja, eram homens diferentes dos homens da Antiguidade Clássica. Arevalorização da ciência, da arte e da filosofia clássica era necessária para adaptá-las ao novo contexto histórico.
A invenção da prensa
A prensa foi inventada pelo alemão Johannes Gutenberg por volta de 1450, com base nas prensas de vinhos. A técnica de impressão já existia na China e no Japão — acredita-se que desde o século VIII — porém o método usado era diferente. Johannes Gutenberg, desenvolveu um sistema de impressão completo, que aperfeiçoou o processo de impressão em todas as etapas, adaptando as tecnologias existente. A inovadora Matriz (tipografia) possibilitou, pela primeira vez, maior agilidade no processo de cópias, usando tipos móveis metálicos em grandes quantidades, um elemento chave para a lucratividade da imprensa no mundo inteiro, já que os tipos móveis de metal absorvem muito menos tinta e o processo de fabricação envolvia um número menor de pessoas. Com o tempo, esses detalhes técnicos foram aperfeiçoados de diversas maneiras, contudo, os princípios básicos da prensa de Gutenberg permaneceram em uso por mais de três séculos.que possibilitou os livros impressos. Fato que multiplicou em muito o conhecimento;
Renascimento das cidades e do comércio – o surgimento do capitalismo mercantil (venda de mercadorias vindas do Oriente para a Europa), e de uma nova classe social, a burguesia mercantil;
A arte Renascentista
Renascença ou Renascentismo são os termos usados para identificar o período da história da Europa entre meados do século XIV e o fim do século XVI. Os estudiosos, contudo, não chegaram a um consenso sobre essa cronologia, havendo variações consideráveis nas datas conforme o autor. Apesar das transformações serem bem evidentes na cultura, sociedade, economia, política e religião, caracterizando a transição do feudalismo para o capitalismo e significando uma evolução em relação às estruturas medievais, o termo é mais comumente empregado para descrever
Queda do Império Bizantino (Queda de Constantinopla) no ano 1453, conquistado pelos Turcos Otomanos (da religião muçulmana – islamismo). Fato que fechou a rota comercial por terra entre Europa e o Oriente (China, Índia...);
Surgimento dos Estados Modernos –
Com a crise do sistema feudal na Baixa Idade Média (XI e XV),
Enfim, o sistema feudal e rural (administrado pelos senhores feudais), foi substituído pelo sistema capitalista, onde o crescimento das cidades (burgos) e a intensificação do comércio e das feiras livres pela classe burguesa marcou o período que ficou conhecido como Renascimento Comercial e Urbano.
Diante disso, os senhores feudais que possuíam grande poder na Idade Média, começam a perder sua posição, donde o Rei torna-se a figura responsável por administrar a política e a economia. Foi assim que a crise do sistema feudal e medieval teria sido solucionada, ou seja, por meio da centralização política nas mãos do Monarca (Rei), donde ele, como o poder soberano, decretava as leis, arrecadava impostos bem como organizava os exércitos nacionais. Todas essas características mediante o poder centrado numa única figura soberana, o Rei, ficou conhecida como Absolutismo Monárquico. A partir disso, foi criado os Estados Nacionais, os quais apresentavam suas fronteiras, limites dos territórios e o exército nacional (para segurança da nação).
Grandes Navegações Marítimas (Portugal e Espanha) e rotas comerciais para o Oriente e Descobrimento da América em 1492 – Cristovão Colombo;
Reforma Religiosa – Martinho Lutero – Foi um movimento religioso que se voltou contra ações e regras da Igreja Católica. O principal agente da Reforma foi o monge alemão Martinho Lutero (1483-1546), que, em 1517, publicou 95 teses que fundamentalmente criticavam a venda de indulgências (quando a Igreja “concedia” o perdão divino a qualquer pessoa que pagasse). O ato deu origem a um processo de ruptura que abalou seriamente o domínio católico na Europa Ocidental e permitiu o surgimento de ramificações do cristianismo, como o luteranismo, a primeira religião protestante.
Alguns vídeos do youtube sobre o tema:
Bons estudos e se protejam. Tomem todos os cuidados! E Avanti ;)
Ricardo Brasileiro - História
Professor é para copiar só as charge ou também copiar esses texto