Um recado antes:
Olá queridos Alunos
Iniciando nossa primeira atividade com base nas aulas do Centro de Mídia SP (CMSP). Na semana passada tivemos aulas de história pela plataforma e nesse roteiro segue a atividade que vocês deverão realizar até o dia 11/05. Sabemos que nada substitui a aula presencial e o contato direto no processo de aprendizagem. Mas desenvolver esse formato de aprendizagem é desafiador e importante. Diante dos acontecimentos da pandemia essa foi a melhor maneira que todos encontramos para manter nossos estudos e não perder o ano letivo (já pensou ter aulas em janeiro? rsrsrs). Bora lá para as orientações.
Atividade 2 de História: A Diversidade dos Povos Indígenas do Brasil
Objeto de Conhecimento: Encontros entre europeus e as civilizações da África, da Ásia e da América
Objetivo: Reconhecer a importância do estudo das questões de alteridade para compreender as relações de caráter histórico-cultural a partir da compreensão dos elementos culturais que constituem as identidades
A cultura indígena brasileira é vasta e diversificada, ao contrário do que pensa o senso comum. Os historiadores estimam que, no início do século XVI, havia quatro agrupamentos linguísticos principais: tupi-guarani, jê, caribe e aruaque. Essas famílias linguísticas compartilhavam o mesmo idioma e culturas semelhantes.
Antes da colonização, os índios que habitavam o território (hoje denominado Brasil) tinham uma cultura similar em alguns pontos, tais eram: organização social baseada no coletivismo; ausência de política, Estado e governo; ausência de moeda e de trocas mercantis; religiões politeístas baseadas em elementos da natureza; e ausência da escrita.
A visão europeia sobre os povos indígenas foi, desde a colonização, etnocêntrica, a qual considera o modo de vida indígena inferior por não conter elementos considerados, pelos europeus, símbolos de civilização e progresso. No entanto, a antropologia e a sociologia contemporâneas já desmistificaram essas análises preconceituosas, estabelecendo que as diferenças culturais entre os povos não são motivos para estabelecer-se uma hierarquia cultural.
Por Francisco Porfírio Professor de Sociologia
Segue um breve vídeo do início da Colonização do Brasil e aspectos históricos dos índios da região do sul
Atividade 2 - Trabalho de Pesquisa:
Roteiro de Pesquisa (tópicos da pesquisa):
1. Observe os mapas abaixo que se refere às etnias indígenas do Brasil
2. Você vai escolher uma dessas etnias e elaborar uma pesquisa sobre considerando os seguintes aspectos:
- Situe o local geográfico que vivem;
- Aponte os dados populacionais dessa etnia que você escolheu para pesquisar;
- Procure encontrar a história desse povo;
- Modo de vida;
- Sua religiosidade;
- Atividades e aspectos culturais específicos dessa etnia (vestimentas, rituais, festividades, língua...);
- As dificuldades atuais dessa tribo atualmente no Brasil (etnia);
Orientações (como fazer e entregar sua Atividade):
- De que forma você pode fazer sua atividade? Pode escrever e diagramar num arquivo de PDF ou de texto (Word) e salvar no seu computador ou notebook. Pode fazer em folhas de caderno e tirar fotos, mas cuidado para que fiquem nítidas as imagens e legíveis.
- Depois de realizado o trabalho você vai “subir” o arquivo para fazer o upload na plataforma wix, o blog da escola. Caminho: entrar no blog, entrar na sua sala, na pasta de história, na pasta atividade 2.
Atenção, siga exatamente o cabeçalho abaixo (se precisar copie e cole):
Atividade 2
Data: 05/05/2020
Turma: 1° ano B
Nome: Nome completo do Aluno
Número: N° da chamada:
Dicas:
- Faça uma pesquisa bem pontual e resumida tentando focar nas questões do roteiro;
- Não pesquisa sem ler com atenção o conteúdo dos sites e plataformas;
- Procure mais de uma fonte;
- Treine a interpretação dos textos que estiver pesquisando. Uma dica é você ler e tentar explicar pra si mesmo o conteúdo para ver se entendeu os argumentos dos textos;
Mantenham os cuidados e o isolamento social nesse momento. Em breve tudo isso irá passar.
Boa pesquisa.
Kommentare